Moção de Apoio

quarta, 13 de novembro de 2019
Vereadores aprovam moção de apoio a manutenção dos Correios como empresa pública

Na última segunda-feira (11) os vereadores de Guaraniaçu aprovaram uma Moção de Apoio a manutenção das atividades da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos como empresa pública.

A proposta assinada pelo vereador Daniel Douglas de Souza Magalhães, presidente da Casa atende pedido do Sindicato da categoria que está se mobilizando em todo o país para que seja suspenso os estudos que objetivam a privatização desta empresa estatal e que ocorra uma discussão ampla envolvendo principalmente os municípios pequenos que podem ser afetados com a medida.

Conforme apresentado na justificativa da moção de apoio, os Correios atuam nos 5.570 municípios brasileiros e como empresa pública exerce um importante papel na regulação do setor logístico, em especial, no de distribuição de encomendas, garantindo uma política de preços e tarifas justas e acessíveis além de universalizar os serviços postais conforme previsto no inciso X do art. 21 da Constituição Federal.

A privatização sem um estudo detalhado pode representar o risco de fechamento de agências em 5.248 municípios de todo o país, entre eles, da unidade de Guaraniaçu, afetando o recebimento e postagens de diferentes objetos encaminhados diariamente, e mesmo com as inúmeras transportadores que atuam no segmento logístico a privatização pode afetar a qualidade operacional dos serviços de entrega, acarretando em atrasos e podendo gerar aumento nos preços que hoje são praticados.

Ofícios apresentando a manifestação de apoio pela manutenção dos Correios como empresa pública foram encaminhados à Presidência da República, Congresso Nacional, aos Ministérios da Economia, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, à presidência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e ao Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Paraná.

As sessões ordinárias do Poder Legislativo de Guaraniaçu acontecem nas segundas-feiras a partir das19 hrs. Participe ou acompanhe a transmissão ao vivo pelo site www.cmguaraniacu.pr.gov.br, pelo canal do Youtube ou pela fanpage do Facebook.

2020 - Todos os direitos reservados